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29o. Dia - Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento

A Perfeita Serva do Santíssimo Sacramento



ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA TODOS OS DIAS

V).   Vinde, ó Espírito Santo, Enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
V).   Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado.
R).   E renovareis a face da terra.
Oremos — Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos por esse mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e fazei com que Ele nos encha sempre de suas divinas graças, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
R). Amen.
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I. Ecce ancilla Domini. Eis aqui a serva do Senhor, exclamou a Virgem Santíssima, e passou a vida a servi-lO o mais perfeitamente possível.
Maria é o soberano e divino modelo do nosso serviço eucarístico. Seu serviço no Cenáculo resume toda sua vida. Ali renova todos os seus estados, todas as suas graças; no Cenáculo, suas virtudes atingem o cume da perfeição, tornando-se dignas do céu e da glória que lhes está reservada.
Prender-se a esse último elo da vida de Maria é a suprema graça para uma serva da Eucaristia, a qual deve se inspirar nas virtudes e na abnegação de sua boa Mãe, fazendo delas sua força e sua linha de conduta.
O espírito que deve animá-la se define assim: dedicação amorosa ao Santíssimo Sacramento segundo o espírito e as virtudes da Santíssima Virgem.
É um devotamento. Não nos consagramos para ser perfeitos ou felizes, nem sequer para adquirir riquezas espirituais e um belo paraíso; dedicamo-nos única e exclusivamente por amor. A dedicação só tem um desejo: dar prazer e prestar serviço. Pois bem. Nosso Senhor não nos pede que O sirvamos exteriormente nas almas, mas nos diz: "Para ser elevado em meu trono de amor, necessito de adoradores; sem adoradores não posso ficar solenemente exposto; portanto, permanecereis comigo, sereis meus adoradores, estareis unidos à minha Pessoa, sereis para Mim o que Eu sou para vós. Renunciareis totalmente à vossa própria vontade, Eu a quero para mim; do mesmo modo renunciareis aos vossos interesses pessoais, Eu deles me encarrego."
Um rei trabalha por enriquecer seus súditos, porém não lhes revela seus planos.
Resulta, pois, que o campo que devemos cultivar é o próprio Nosso Senhor e unicamente Ele, que nos quer inteiramente para Si e se confia ao nosso cuidado. E a recompensa dessa dedicação, qual será? Viver perto do Rei, dar-lhe prazer, e sermos seus favoritos. Servirmos o Rei por sua própria glória, abnegando-nos completamente. Essa dedicação deve ser, pois, uma oblação de amor puro, puríssimo, eucarístico; a Eucaristia absorve tudo; Jesus dá-se inteiramente. Mas Ele traz consigo um sentimento de gozo e de felicidade inefável que se estende sobre a vida toda. Como assim? Poderá haver ideal mais grandioso do que vermo-nos associados à Eucaristia, à adoração, e tornarmo-nos pessoas de Jesus Cristo?
Consagrai-vos, pois a esse serviço com alegria e contentamento; o amor tem asas, voa, prefere o serviço de Jesus ao seu próprio repouso e felicidade. Quando não se ama, vai-se retardando, caminha-se devagar; a exemplo de Maria, correi, voai ao serviço da adoração de Jesus que está a vossa espera.

II. O serviço de Nosso Senhor: eis qual é nossa partilha em união com a Santíssima Virgem. Fostes chamados a servir ao Senhor e não a vós mesmos. Cuidareis, pois em evitar certas expressões que denotariam um conhecimento imperfeito desse sublime serviço. Não haveis de dizer: "Vou fazer meu serviço"; não, não, os mercenários assim dizem. Pelo contrário, haveis de dizer: "Vou fazer o serviço de Nosso Senhor." Existe grande diferença entre esses dois termos e principalmente entre os dois pensamentos. Um cortesão gosta de dizer: "Estou a serviço do rei." Pois bem, digamos nós: "Estou a serviço de Nosso Senhor"; desse modo, nos renunciamos, nos perdemos de vista e colocamos Nosso Senhor em evidência. Este serviço abrange várias funções; algumas, como a Santa Missa, a Adoração, o Ofício, se referem diretamente à Pessoa Divina de Jesus; outras, concernem à honra da Casa ou ao bem estar de seus servos. Todavia, são todas funções do real serviço de Nosso Senhor.
O decoro de sua Casa exige certos trabalhos, diversos empregos materiais, porque não somos puros espíritos; no entanto, nessas mesmas ocupações há de se ter em mira o Rei e trabalhar somente para Ele.
Dedicação à maior glória do Santíssimo Sacramento.
O que é esta glória e que devemos fazer por ela? Devemos referir-lhe todo o bem que praticamos, nada reservando para nós, sem querermos formar um pecúlio próprio, um tesouro à parte. Temos que ser como Maria, servos do Santíssimo Sacramento; servos que não contem mais com seu próprio interesse, sua personalidade, inteiramente devotados ao serviço
de Jesus.
Que belo título! Foi o preferido por Maria, o único que aplicou a si mesma; tomando esse nome de vossa Mãe é mister assumir os deveres e virtudes que ele encerra; todos eles se acham incluídos no Magnificat: O Senhor olhou para a humildade e baixeza de sua serva.
Oh! sim, si existe alguém que deva ser humilde é bem o servo. Que diríamos de uma serva que no serviço de seu amo fizesse somente o que lhe aprouvesse dispondo do tempo, reservando-se certos momentos? Devemos, porém tomar as virtudes de Maria em sua última fase: no Cenáculo, aonde não são mais que atos de adoração; ali a Santíssima Virgem adora com todas as suas virtudes e a adoração resume toda sua vida.
Servir a Jesus Sacramentado com o espírito e as virtudes de Nossa Senhora do Cenáculo, eis qual é a vida de uma serva; sua palavra de ordem é: Tudo para o serviço de Jesus Hóstia em união com Maria.

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Os numerosos milagres de Lourdes na procissão do Santíssimo Sacramento (Continuação)

A partir de 1888, vem se elevando a proporção das curas operadas na procissão do Santíssimo Sacramento, em Lourdes. Da sexta parte passou em breve à quinta, depois à quarta, logo a um terço, e à metade, que foi ultrapassada em 1894 e 1898. Nesse último ano, registraram-se 40 curas nas procissões por 75 nas piscinas. Houve algumas oscilações em 91, 92, 95, mas no cômputo geral desses 10 anos, elevou-se a 60% o número das curas operadas nas procissões.
Os próprios doentes não precisaram conhecer essas estatísticas para constatar a eficiência das procissões; vêm pressurosos se agrupar na esplanada do Rosário, e de preferência durante as peregrinações a fim de tomar parte nas grandes manifestações eucarísticas, certos de que nessas cerimônias as curas são sempre mais numerosas.
Em 1889, registraram-se curas bem singulares. Eis uma jovem cega, Maria Luisa Horeau, de 19 anos de idade; não distingue o dia da noite, é conduzida pela mão para caminhar e até o próprio alimento precisa lhe ser dado por outrem. Devido a repetidas inflamações da córnea e profundas lesões na vista, seus olhos perderam a transparência. Não lhe tendo sido possível aproximar-se da gruta, colocou-se diante da piscina, pedindo à sua companheira que lhe avisasse a passagem de Nosso Senhor. "Ei-lO" disse afinal a amiga da pobre cega, no momento em que se divisou o Santíssimo Sacramento em meio da multidão que O cercava por entre aclamações. A doente lançou-se de joelhos: "Senhor, se quiserdes, me podeis curar! Senhor, fazei que eu veja!" De repente um clarão ofuscante passou diante de seus olhos e sentindo uma dor agudíssima, pode abri-los. Divisou a gruta, a multidão ajoelhada, e Jesus que, radiante de glória, a abençoava. Recuperou completamente a vista, podendo perceber os mais delicados objetos. Examinados os seus olhos, apresentaram-se de uma clareza e limpidez perfeitas.
(Dr. Boissarie)

PRÁTICA — Dedicar-se às obras do culto eucarístico, à imitação do Maria, servindo a Jesus no Cenáculo.

JACULATÓRIA — Oh! Maria, Mãe do Belo Amor, fazei-nos amar a Jesus no Santíssimo Sacramento, como O tendes amado.


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Oração Final

Ó Virgem Imaculada, Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, que durante os anos que vivestes depois da Ascensão, fostes modelo perfeito de serviço à Divina Eucaristia: Vós que passáveis diante de Jesus Sacramentado os dias e as noites, consolando-vos assim no exílio, ensinai-nos a avaliar o tesouro que possuímos no Altar e inspirai-nos visitar frequentemente o SSmo. Sacramento no qual Jesus fica conosco para dirigir-nos, consolar-nos, proteger-nos e receber em troca as homenagens que Lhe são devidas por tantos títulos.
Ó Mãe cheia de bondade e Modelo admirável dos adoradores da Eucaristia, já que sois a Medianeira das graças do Altíssimo, concedei-nos como fruto deste piedoso exercício, as virtudes que, tornando-nos menos indignos do serviço de vosso Divino Filho, obter-nos-ão a vida eterna.  Assim seja.
Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, rogai por Nós.


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Excertos do livro: Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento extraídas dos escritos do Bem-Aventurado(*) Pedro Julião Eymard, o fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento, 1946
(*) Sua canonização se deu em dezembro de 1962

28o. Dia - Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento

Vida de união de Maria com Jesus


ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA TODOS OS DIAS

V).   Vinde, ó Espírito Santo, Enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
V).   Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado.
R).   E renovareis a face da terra.
Oremos — Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos por esse mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e fazei com que Ele nos encha sempre de suas divinas graças, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
R). Amen.
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I. A Santíssima Virgem vivia na Eucaristia. Quem ama verdadeiramente pensa, deseja, trabalha, se regozija ou se entristece na pessoa amada; esta constitui seu centro natural de vida. Jesus, com efeito, disse: "Onde estiver teu tesouro aí também estará teu coração" e aos Apóstolos: "Permanecei em mim, permanecei em meu amor, assim como Eu permaneço no amor de meu Pai."
A Santíssima Virgem permanecia pois na divina Eucaristia, centro de seu amor; todos os seus pensamentos, palavras e ações daí provinham, como os raios dimanam do sol; a Eucaristia era o oráculo a quem consultava e a graça que seguia.

II. Jesus, no Santíssimo Sacramento, continua, ainda, a mesma vida de amor que O consumia durante sua existência terrena; em seu estado sacramental prossegue adorando o Pai por meio de seus profundos aniquilamentos; continua a exercer o seu ofício de mediador e intercessor junto ao Pai em prol da salvação dos homens.
Maria se unia, pois, à oração de Jesus; a isso acrescentava o exercício e os méritos das virtudes que Nosso Senhor em seu estado glorioso não pode mais praticar agora; ao estado de humilhação de Jesus Sacramentado, correspondia pela virtude e pelos atos de humilhação; a seu estado de vítima, pelos sofrimentos atuais; a seu estado de propiciação, pelos atos de sacrifícios voluntários; para honrar a vida oculta de Jesus, Maria se aniquilava procurando não ser mais que uma simples aparência humana da qual todo o ser e toda a substância está mudada e transformada em Jesus Cristo; Maria é pobre como Jesus Sacramentado, e até mesmo mais, porque pode experimentar as privações reais da indigência. A exemplo de Jesus, a Virgem Santíssima obedece, e honra sua obediência sacramental submetendo-se ao último dos ministros da Igreja; e para imitar a docilidade de sua obediência tão simples e pronta, se considera feliz de obedecer, atende pressurosa ao primeiro sinal: numa palavra, Maria completa em si própria a vida eucarística de Jesus Cristo.
Ademais, a Virgem Santíssima renova na Eucaristia todos os mistérios da vida do Salvador perpetuando sua gratidão e renovando-a com maior intensidade.

III. Tal deverá ser a vida do adorador, se desejar viver na Eucaristia.
Mas, para alcançar esta vida de união é mister libertar-se de toda a escravidão, dessa vida do amor próprio que só pensa em si, até mesmo no serviço de Deus; que só fala de si a Jesus, dos próprios interesses, de seus negócios, e não sabe entreter-se com Ele conversando sobre Ele mesmo e sobre os interesses de sua glória, e as necessidades de seu divino Coração; que não sabe conservar-se calmo e tranquilo a seus divinos pés, contentando-se com Ele e nada mais desejando fora d'Ele; é preciso renunciar a essa vida de impaciência, que não sabe ouvi-lO, e nos torna semelhantes a mercenários que aguardam impacientemente seu salário ou a estafetas ansiosos por partir. São bem poucos os adoradores que se julgam assaz recompensados e felizes em permanecer com Jesus, ocupados em servi-lO como os Anjos no Céu e a Santíssima Virgem no Cenáculo. Geralmente vê a seus pés somente mendigos ou febricitantes que lhe imploram socorro.
E, no entanto nos palácios veem-se cortesãos que permanecem largo tempo junto ao Monarca sem fazer outra coisa mais do que ato de presença para homenagear assim a majestade do rei.
Ah! esse é o reinado dos sentidos e não apresenta dificuldades; porém, na Corte Eucarística de Jesus, se requer o reinado interior do amor divino do qual se tem medo, e foge-se dele, preferindo-se exercitar a atividade. Jesus só não basta, a Ele deseja-se acrescentar mais alguma coisa. A Santíssima Virgem jamais perdia de vista a presença eucarística de seu
Filho: só se entregava ao trabalho quando essa era a vontade manifesta de Jesus, julgando-se assaz ocupada em estar a seus pés e bastante recompensada em possuí-lO.

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Os numerosos milagres operados na procissão do Santíssimo Sacramento em Lourdes

A ciência contemporânea submeteu à análise durante muito tempo, a água das piscinas de Lourdes, no intuito de encontrar o segredo das curas que ela opera. A temperatura, a composição da água, tudo, enfim, foi estudado. "Quem sabe, disse certa vez um romancista, se em certas circunstâncias um banho d'água gelada não será capaz de curar um tuberculoso?"
Eis, porém, que por um desses incompreensíveis jogos da Providência, o plano primitivo dos milagres de Lourdes parece bruscamente modificado. Não é mais somente na piscina, onde um certo mistério envolve o doente, mas em melo da procissão, ao ar livre, sob os olhares de mil testemunhas que as curas se efetuam.
Jesus Eucaristia, que até então estivera cativo e silencioso, sai do Tabernáculo, atravessa a multidão, e seus raios, mais refulgentes do que o ouro e as pedras preciosas do Ostensório, encantam os nossos olhos, reanimam os agonizantes em seus leitos, arrastando-os curados e triunfantes, em seu seguimento. Esses raios aquecem ainda os corações enregelados, despertam as energias de almas entorpecidas há longos anos. Milagres de cura, milagres de conversão, quem poderá contá-los?
E é de se notar que, depois de 1888, as manifestações prodigiosas e sobrenaturais vêm tomando, cada ano, maior vulto, e, de par com elas, tudo o que constitui a vida real das peregrinações se desenvolve. O número de peregrinos é sempre mais crescente, as comunhões se multiplicam, e isto porque se dirigem os fiéis à fonte de que se alimenta toda a vida sobrenatural.
Foi justamente em 1888 que se fez a estatística das curas pela primeira vez, efetuadas à passagem do Santíssimo Sacramento. Atingiram a proporção de 16%: sete curas nas procissões por quarenta nas piscinas. Grande número desses milagres não têm o registro exato do modo e do lugar em que se efetuaram. Muitas vezes uma cura começa na piscina e termina na procissão; entretanto, é muito mais raro o caso contrário, isto é, que comece na procissão e se conclua na piscina. E, na maioria dos casos, na ausência de qualquer resultado na piscina, a cura se faz instantaneamente diante do Santíssimo Sacramento.
A primeira cura assim efetuada foi a de Nina Kin, moça de 22 anos, que saíra dos hospitais de Paris. Um garrafão de 25 litros de ácido sulfúrico entornou-se sobre ela, queimando-a profundamente. Os nervos da perna se comprimiram na cicatriz e havia dez meses que se achava impedida de fazer qualquer movimento com esse membro. Em vão se recorrera a todos os tratamentos: fricções, aplicações elétricas, tudo fora sem resultado. Nina Kin tomou parte na peregrinação nacional. Mergulham-na por duas vezes na piscina e ela não experimenta sequer um sinal de melhora. A 22 de agosto, estando deitada diante da gruta em seu colchão, o Santíssimo Sacramento passa ao seu lado; experimentando um impulso violento, levanta-se do leito, e se desvencilhando dos varões que a protegem reune-se, num passo firme, à multidão que segue Jesus Sacramentado.
(Extraído de um relatório lido pelo dr. Boissarie no Congresso Eucarístico de Lourdes em 1898. — Cf. Nova compilação dos Milagres eucarísticos, pelo Pe. Eugênio Couet.)

PRÁTICA — Aplicar-se em união com Maria a viver de comunhão e de ação de graças por meio do recolhimento interior.

JACULATÓRIA — Ó Coração de Maria, trono magnífico do Deus oculto, sede exaltado no mais alto dos céus.

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Oração Final

Ó Virgem Imaculada, Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, que durante os anos que vivestes depois da Ascensão, fostes modelo perfeito de serviço à Divina Eucaristia: Vós que passáveis diante de Jesus Sacramentado os dias e as noites, consolando-vos assim no exílio, ensinai-nos a avaliar o tesouro que possuímos no Altar e inspirai-nos visitar frequentemente o SSmo. Sacramento no qual Jesus fica conosco para dirigir-nos, consolar-nos, proteger-nos e receber em troca as homenagens que Lhe são devidas por tantos títulos.
Ó Mãe cheia de bondade e Modelo admirável dos adoradores da Eucaristia, já que sois a Medianeira das graças do Altíssimo, concedei-nos como fruto deste piedoso exercício, as virtudes que, tornando-nos menos indignos do serviço de vosso Divino Filho, obter-nos-ão a vida eterna.  Assim seja.
Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, rogai por Nós.


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Excertos do livro: Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento extraídas dos escritos do Bem-Aventurado(*) Pedro Julião Eymard, o fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento, 1946
(*) Sua canonização se deu em dezembro de 1962

27o. Dia - Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento

A Eucaristia centro da Vida de Maria


ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA TODOS OS DIAS

V).   Vinde, ó Espírito Santo, Enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
V).   Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado.
R).   E renovareis a face da terra.
Oremos — Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos por esse mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e fazei com que Ele nos encha sempre de suas divinas graças, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
R). Amen.
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I. A Santíssima Virgem vivia da vida eucarística de Jesus porque o amor requer a comunhão de vida.
Em Belém e Nazaré viveu da vida pobre e oculta de Jesus; no Egito, de sua vida perseguida; através das aldeias da Judeia, de sua vida apostólica, e, tendo também compartilhado de sua vida crucificada, devia, por conseguinte, e com maior razão, viver da vida eucarística de seu Divino Filho, que é a coroa de todas as outras.
Por meio da Eucaristia a Santíssima Virgem vivia uma vida totalmente interior, silenciosa e oculta, afastada do mundo, tendo Jesus por única testemunha e confidente. Sua vida transcorre na contemplação, em agradecer a infinita bondade da Eucaristia, e esta visão absorve completamente seu espírito, alimentando-o com a verdade; penetra suavemente seu coração, que não tem outro desejo e necessidade senão amar sempre melhor entregando-se completamente e cada vez mais a Jesus; o próprio corpo de Maria participa dos gozos e da paz celestial dessa vida; está totalmente espiritualizado; "Cor meum et caro mea exsultaverunt in Deum vivum". “Meu coração e minha carne exultaram em Deus meu Salvador”.
                                                  
II. Esta contemplação eucarística é mais ativa que passiva; é a alma que se entrega sem cessar a Deus, sob a impressão sempre nova e sempre mais deliciosa de sua bondade, sob a influência crescente das chamas de seu amor que a purificam dando-lhe a verdadeira liberdade e unindo-a mais intimamente ao seu Amado.
O recolhimento é a primeira condição para atingir esta contemplação; a alma, livre das imagens, dos objetos exteriores, desprendida de todo o afeto desordenado, se dirige diretamente a Deus como a agulha magnética para seu polo. A alma recolhida e fixada em Jesus alimenta-se de sua verdade, de sua bondade e de seu amor; a oração prolongada pouco ou nada lhe custa, pois livre de toda a escravidão pode seguir o Salvador por onde quer que vá sem que coisa alguma a violente ou a atraia para outro objeto; e ademais porque, sempre presente a si mesma, pode estudar e aprofundar os mistérios sobre os quais medita; vê as coisas em Jesus Cristo, em toda a sua realidade; o recolhimento e a contemplação fortificam sua vista tornando-a refletida e penetrante.

III. Quão perfeita devia ser a contemplação de Maria aos pés do Santíssimo Sacramento, dadas as luzes tão extraordinárias de sua fé, a pureza de sua vida e o amor tão perfeito de seu coração! Certamente as distrações, essa febre do espírito e do coração, jamais perturbariam a paz que fruía no seu Dileto. Sua alma, mais intimamente unida a Jesus do que seu próprio corpo, sorvia a largos tragos a água viva da graça e do amor; olvidava-se da terra para ficar só com Jesus, porque o amor se compraz em isolar-se, em simplificar-se e concentrar-se na unidade a fim de aderir sempre mais estreitamente a seu objeto.
O adorador, unindo-se a Maria adoradora, aplique-se com paciência e constância à virtude do recolhimento; exercite-se na contemplação de Jesus Cristo, procurando antes conhece-lO que gozar d’Ele, porque o amor nasce da verdade conhecida e, por isso, uma graça de luz vale muito mais do que a maior graça de consolação ou de doçura; o sentimento passa, mas a verdade permanece.
Oh! feliz a alma que a exemplo de Maria compreende esse mistério de amor, o deseja, clama por ele sem tréguas, e nele se exercita sem cessar; o reinado de Deus estabeleceu-se nela.

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A Primeira Procissão do Santíssimo Sacramento em Lourdes em 1888

As grandes peregrinações de Lourdes, após a que se efetuou em 1888, revestem-se agora de um caráter particular: a procissão eucarística, em que o Divino Sacramento faz refulgir sua glória e seu poder. De certo, o Salvador Jesus não era esquecido, anteriormente, nas piedosas homenagens prestadas à sua Santa Mãe; sem dúvida, igualmente. Maria operava as suas curas admiráveis nos corpos e nas almas, pela virtude omnipotente de seu Filho, cuja Presença real domina o recinto da Gruta bendita, visto que somente Deus é autor de toda maravilha. Mas, naquele ano, conforme refere o Jornal de Lourdes, "aprouve à nossa boa Mãe ocultar-se para fazer manifestar-se com mais esplendor seu divino Filho na Eucaristia."
O dia 21 de agosto de 1888 foi, para a peregrinação nacional, um dia de provação: registraram-se poucos milagres e, à tarde, desabou uma tremenda tempestade que impediu de se realizar a costumada procissão das lanternas. Diante da tristeza dos peregrinos, que, contudo, não haviam perdido a confiança, um pensamento do céu ocorreu de repente a um piedoso Sacerdote. Fazer-se uma aclamação triunfal ao Santíssimo Sacramento e, enquanto o Deus da Eucaristia passasse no meio dos doentes, a multidão prorrompesse em aclamações, repetindo as mesmas súplicas com que se obtiveram milagres do Salvador durante sua vida mortal. O projeto foi acolhido, naturalmente, com entusiasmo.
No dia seguinte, às quatro horas da tarde, Jesus-Hóstia saía da Basílica precedido e acompanhado por inúmeros fiéis empunhando círios. Após a Bênção, na Gruta, começaram as invocações, assinaladas por uma alegria e fervor indescritíveis. Um impulso de entusiasmo divino dominava a assembleia. De todos os catres, de todos os leitos, de todas as carruagens
em que os enfermos se apresentavam, alguma coisa de súplice e tocante se fazia ouvir, e a multidão, num movimento unânime, clamava ao Filho da Imaculada, como outrora o paralítico e o cego de Jericó: "Se quiserdes, Senhor, me podeis curar!"
Eis que, diante da Gruta, oito doentes se levantaram. Como descrever esta cena? Ao ser entoado o Magnificat, foi impossível conter as lágrimas.
E, depois, todos os anos, nas procissões numerosas que passam diante da Gruta milagrosa, constata-se o mesmo entusiasmo de fé, igual ardor de oração por parte dos fiéis, e, da parte de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, iguais prodígios de sua misericordiosa omnipotência. Verdadeiramente, Maria preparou, em Lourdes, o triunfo de seu Filho Sacramentado.
(Os Milagres históricos do Santíssimo Sacramento,
pelo Pe. Eugenio Cout)

PRÁTICA — Pedir a Maria pela fiel perseverança das almas consagradas a Jesus no claustro ou no mundo.

JACULATÓRIA — Ó Maria, quais criancinhas recém-nascidas, nós vos pedimos o leite espiritual de nossas almas, Jesus Eucaristia.


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Oração Final

Ó Virgem Imaculada, Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, que durante os anos que vivestes depois da Ascensão, fostes modelo perfeito de serviço à Divina Eucaristia: Vós que passáveis diante de Jesus Sacramentado os dias e as noites, consolando-vos assim no exílio, ensinai-nos a avaliar o tesouro que possuímos no Altar e inspirai-nos visitar frequentemente o SSmo. Sacramento no qual Jesus fica conosco para dirigir-nos, consolar-nos, proteger-nos e receber em troca as homenagens que Lhe são devidas por tantos títulos.
Ó Mãe cheia de bondade e Modelo admirável dos adoradores da Eucaristia, já que sois a Medianeira das graças do Altíssimo, concedei-nos como fruto deste piedoso exercício, as virtudes que, tornando-nos menos indignos do serviço de vosso Divino Filho, obter-nos-ão a vida eterna.  Assim seja.
Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, rogai por Nós.


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Excertos do livro: Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento extraídas dos escritos do Bem-Aventurado(*) Pedro Julião Eymard, o fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento, 1946
(*) Sua canonização se deu em dezembro de 1962

26o. Dia - Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento

O Esposo Divino e o Rei dos Corações


ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA TODOS OS DIAS

V).   Vinde, ó Espírito Santo, Enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
V).   Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado.
R).   E renovareis a face da terra.
Oremos — Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos por esse mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e fazei com que Ele nos encha sempre de suas divinas graças, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
R). Amen.
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I. Em sua adoração Maria se aplica em glorificar todos os estados de Jesus, exaltando-O sob os títulos que Lhe são mais caros e que estabelecem mais perfeitamente seu império sobre o coração dos homens.
Maria adorava Jesus na qualidade de Esposo das almas. A união é o fim do amor; dando-se, substancialmente, na Eucaristia, Jesus vem unir-se às nossas almas como a suas Esposas diletas; como verdadeiro Esposo lhes concede todos os bens, seu nome, seu Coração, toda a sua Pessoa, porém, a título de correspondência, a alma sua esposa só para Ele deverá viver; Jesus é um Deus cioso: ai de quem Lhe arrebatar a esposa de seu coração.
Maria celebrava jubilosamente, como sendo sua Mãe, as bodas de seu amantíssimo Filho; como outrora em Caná prevenia a pobreza e a confusão dos esposos, assim adorna a alma fiel com todas as suas virtudes, a fim de que Jesus a encontre digna d’Ele. Oh! sim, a melhor preparação para a Comunhão é a que se faz por intermédio de Maria. Não compete à mãe adornar a filha para os seus esponsais? Para isso, se desfaz de tudo nesse dia. Quem poderá exprimir os cuidados que toma essa bondosa Mãe das esposas do Deus da Eucaristia, principalmente para conservar a pureza de seu coração, a fim de que o celeste Esposo possa encontrar nelas as suas complacências.
Porém Jesus é também Esposo da Igreja, cuja virgindade fecunda o faz Pai da nova geração dos filhos de Deus. Maria adorava pois, igualmente, a Jesus, como Esposo da Igreja, e a esta amava como filha sua, visto que estava unida a seu amado Filho com um vínculo indissolúvel. De bom grado Maria teria dado a vida pela Igreja; Ela a protegia e defendia com suas incessantes preces, acompanhava seus progressos e partilhava de suas angústias, sofrendo com ela e por ela; porém, ao mesmo tempo que Maria era Mãe da Igreja, era também sua carinhosa filha. Como o mais submisso dos fiéis, obedecia a Pedro, a João e aos demais Sacerdotes; Maria honrava as cerimônias sagradas e adorava a Jesus por intermédio da Igreja com seu culto, suas orações litúrgicas, por meio do seu Sacerdócio, e em união com todos os seus filhos. Oh! que bela adoração aquela que reunia Nossa Senhora com os fiéis aos pés do Santíssimo Sacramento. O céu poderia invejá-la, pois Maria era na Igreja como o sol em meio dos astros, e por Ela devia Deus deleitar-se na terra e Jesus em seu Tabernáculo.  Era o céu do amor!

II. Ademais, Maria adorava a Jesus na sua qualidade de Rei; a Santíssima Eucaristia constitui a realeza do Salvador; é por ela que Jesus reina nos corações e nas sociedades. Para conseguir triunfar do homem, a verdade tem que ser insinuada por meio da Eucaristia, a fim de revestir-se de suavidade tornando-se persuasiva e tocante. Quando o homem ainda não comungou, possui somente a fé proveniente da verdade e não a do amor, nem desfruta o gozo e a suavidade da fé; já terá encontrado a Jesus em seu caminho e terá conversado com Ele, porém sem conhecê-lO; somente a Eucaristia será capaz de lhe revelar em toda a sua força e esplendor Jesus Cristo e todos os segredos da fé. Na Eucaristia, portanto, Jesus é o Rei da verdade.
Em relação às virtudes, pode-se dizer o mesmo Precisamos da Eucaristia para que elas reinem definitivamente num coração; necessitamos da comunhão para torná-las amáveis, dulcificá-las e beatificá-las no amor de Jesus. É mister que Jesus se dê a mim, para que seu amor me subjugue, enquanto Ele vai me repetindo: "Meu filho, dá-me teu coração!" Só na Eucaristia o amor de Jesus é regiamente servido porque tem aí um palácio, uma corte e um séquito de adoradores.
Maria adorava pois a Jesus como seu Rei; não já em sua pobre e fugaz realeza de Belém ou do Egito, nem mesmo como a seu Rei crucificado no Calvário, porém em sua realeza perene, no seu trono de glória, embora velado, invulnerável aos golpes de seus inimigos, invencível em sua vitória, glorioso no triunfo do seu amor. A Santíssima Virgem via realizada a palavra do Anjo: "reinará sobre a casa de Jacob e seu reino não terá fim." Nossa Senhora via também multiplicarem-se os tronos eucarísticos, via cada cidade e cada aldeia transformar-se numa corte e oferecer a Jesus um palácio; via que no mundo todas as virtudes haveriam de florescer pelo Santíssimo Sacramento, formando a coroa régia do Deus que as inspira e as sustenta com sua própria substância. Ah! quantos suspiros e preces brotaram do coração de Maria no Cenáculo pela extensão do reinado eucarístico de Jesus! Ela implorou, e foi-lhe dado contemplar no decorrer dos séculos a difusão da Eucaristia por toda a parte bem como o triunfo do amor de Jesus.
Enfim, Jesus seria amado, a Eucaristia cativaria o amor dos corações e esta divina chama envolveria a terra, renovando sua face.
Oh! sim, divino Rei! reinai soberanamente sobre meu coração e sobre minha vida como reinastes sobre vossa Mãe Santíssima. Vossa verdade será meu estandarte de honra, vossas virtudes minhas armas, vosso amor minha palavra de ordem, e o fruto de minha vitória, vossa maior glória eucarística.
É a ardente súplica que meu coração formula por meio de Maria, a Rainha do Cenáculo e a Mãe dos adoradores.

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A Rainha Misericordiosa do Purgatório

O mais poderoso meio de socorrer as pobres almas que sofrem no Purgatório é mandar celebrar a Santa Missa em sua intenção. Quando, porém, se depositam os frutos infinitos do Sangue de Jesus nas mãos de Maria para que Ela os aplique no alívio desses caros irmãos padecentes, tem-se quase por certa a sua libertação.
Um bom e fervoroso religioso apareceu, depois de sua morte, a um de seus irmãos e lhe disse que estava sofrendo as penas do Purgatório, não tanto a pena dos sentidos, mas a privação de Deus. Pediu-lhe que obtivesse do Prior permissão para dizer, na Santa Missa, uma Oração por sua alma.
Satisfeita sem demora a súplica do religioso, o próprio Prior viu, sob o manto de Maria, a alma do caro irmão, cheia de felicidade, levada ao céu em triunfo por esta boa Mãe, como conquista gloriosa de seu amor.
(Nicolau Laghi, t. III.)

PRÁTICA — Pedir incessantemente a Maria pela extensão do reinado eucarístico de Jesus Cristo em todo o mundo.

JACULATÓRIA — Ó Coração Imaculado de Maria, tálamo nupcial onde o Divino Esposo encontra suas delícias, abrasai-nos do amor que vos consome!

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Oração Final

Ó Virgem Imaculada, Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, que durante os anos que vivestes depois da Ascensão, fostes modelo perfeito de serviço à Divina Eucaristia: Vós que passáveis diante de Jesus Sacramentado os dias e as noites, consolando-vos assim no exílio, ensinai-nos a avaliar o tesouro que possuímos no Altar e inspirai-nos visitar frequentemente o SSmo. Sacramento no qual Jesus fica conosco para dirigir-nos, consolar-nos, proteger-nos e receber em troca as homenagens que Lhe são devidas por tantos títulos.
Ó Mãe cheia de bondade e Modelo admirável dos adoradores da Eucaristia, já que sois a Medianeira das graças do Altíssimo, concedei-nos como fruto deste piedoso exercício, as virtudes que, tornando-nos menos indignos do serviço de vosso Divino Filho, obter-nos-ão a vida eterna.  Assim seja.
Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, rogai por Nós.


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Excertos do livro: Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento extraídas dos escritos do Bem-Aventurado(*) Pedro Julião Eymard, o fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento, 1946
(*) Sua canonização se deu em dezembro de 1962

25o. Dia - Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento

Apostolado de Maria



ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA TODOS OS DIAS

V).   Vinde, ó Espírito Santo, Enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
V).   Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado.
R).   E renovareis a face da terra.
Oremos — Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos por esse mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e fazei com que Ele nos encha sempre de suas divinas graças, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
R). Amen.
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I. A alma que vive da Eucaristia deve, antes de tudo, cuidar dos interesses do adorável Sacramento, e entre esses, o primeiro e mais caro a Jesus, que é o Sacerdócio. É por intermédio dos Sacerdotes que o Santíssimo Sacramento nos é dado e vem às nossas almas; por meio deles recebe Jesus a vida sacramental que consagra à glória de seu Pai; por eles Jesus é mais glorificado do que poderiam fazer os fiéis ainda mesmo os mais piedosos; Jesus delegou aos Padres todos os seus direitos, conferindo-lhes seu próprio poder. Rezar pelo Sacerdócio, portanto, rogar que se multipliquem as vocações, conseguir para os povos sacerdotes santos, homens abrasados, era essa a oração de Nossa Senhora e seu apostolado predileto. E agora continua a proteger as santas vocações, pedindo-as a seu Filho; o Sacerdote é o filho predileto de Maria Santíssima.
Nossa Senhora é quem o inicia na piedade desde a infância, e conserva sua virtude; é Ela quem sustenta seu fervor, o conduz pela mão até aos pés do Altar e o apresenta ao Bispo como fez outrora levando Jesus ao Templo. Nossa Senhora infunde-lhes igualmente coragem nos múltiplos sacrifícios dos estudos, das lutas e das responsabilidades do Sacerdócio.
O Sacerdote formado por Maria será certamente um bom e santo Ministro do altar e será bem acolhido por Jesus.

II. Maria, por assim dizer, se revê no Sacerdote, e por meio dele continua sua missão junto às almas e junto a Jesus Cristo. A primeira Encarnação, com efeito, se operou em Maria e por meio de Maria; n'Ela se encarnou o Verbo; nas mãos do Sacerdote e graças à sua palavra, Jesus Cristo se torna nosso Pão. A dignidade da Mãe de Deus é incomparável; Maria é mãe do Rei e, por conseguinte, Rainha dos Anjos e dos homens.
O Sacerdote é o pai de Jesus Sacramentado; é o rei espiritual das almas; um Deus terrestre, terrenus Deus, que recebeu de Deus todos os bens, abrindo e fechando o céu.
Maria educa Jesus, sustenta-O, segue seus diversos estados; ao Sacerdote compete fazer Jesus Cristo crescer nas almas, segui-lO e conservá-lO, até que Ele tenha atingido nelas a idade perfeita, transformando-as em si próprio.
Maria Santíssima, em sua qualidade de mãe, tem sobre Nosso Senhor todos os direitos conferidos pela maternidade; do mesmo modo o Sacerdote tem um poder direto sobre a pessoa de Jesus Cristo. Nossa Senhora só é poderosa por Jesus; o Sacerdote, por sua vez, só é poderoso pelas graças que Jesus coloca em suas mãos; o próprio Jesus se põe ao seu dispor, a fim de conferir-lhe assim maior possibilidade de ação.
Todavia, sob certos pontos, Nossa Senhora pode invejar os privilégios do Sacerdote.
O Verbo Encarnado permaneceu em seu seio tão somente durante nove meses; a fecundidade do Sacerdote é perpétua; cada dia ele encarna Jesus; seu poder consecratório é inerente ao seu Sacerdócio; semelhante ao Padre Eterno, cuja geração jamais se esgota, semelhante ao sol que irradia cada manhã sua luz e calor sem jamais se consumir, Maria dá o Salvador ao mundo no estado mortal, e, portanto, débil e para a cruz; o Sacerdote fá-lO baixar sobre o altar mas em seu estado glorioso e ressuscitado; sua glória não aparece aos nossos olhos carnais, porém os Anjos a contemplam. É um sol radioso do lado do céu, mas velado do lado da terra.

III. A missão e os deveres do Sacerdote e de Maria são idênticos, em relação à Eucaristia e em relação às almas. A missão do Sacerdote é missão de adorador e de apóstolo.
O Padre é, em primeiro lugar, adorador e guarda do Santíssimo Sacramento; é, acima de tudo, homem de oração. Nos autem, diziam os Apóstolos, oratione et ministério verbi instantes erimus. (Act. VI, 4). Quanto a nós, entregar-nos-emos à oração e à pregação. É mister que o Sacerdote se associe à oração da Vítima que ofereço e que prepare e inicie aos pés do altar seu apostolado exterior.
Maria no Cenáculo: eis sua Divina Mãe desempenhando seu principal dever. Nossa Senhora no Cenáculo é adoradora por ofício; adora, cuidando do culto eucarístico; repara a glória de Deus ultrajada pelos pecadores; consola o amor de Jesus desprezado pelos homens.
Ao Pai Ela oferece Jesus; a Jesus apresenta seu materno seio, e ao Espírito Santo, as almas que são sua herança e seus templos, a fim de que Ele as renove e inflame em seu amor.
Eis o que deve a Jesus o Sacerdote fiel que compreende a graça do amor do Salvador para com ele.
O segundo mistério do Sacerdote é o de anunciar Jesus Cristo aos povos. Também aqui Maria é sua dulcíssima protetora. Foi Ela quem educou Jesus e revelou os mistérios de sua vida aos Apóstolos e aos Evangelistas; Maria falava de Jesus sem cessar, fazendo-O amar por todos; era a fervorosa zeladora de Jesus. O mesmo deverá fazer o Sacerdote: pregar, dar a conhecer Jesus Sacramentado, propagar seu culto e seu reinado com zelo infatigável.
Para isso deve recorrer a Maria, que ama os Sacerdotes com amor de predileção; ama-os em Jesus seu Filho, de quem são os ministros, ama-os para a glória de Deus e a salvação das almas das quais são os apóstolos.
O Sacerdote tem deveres a cumprir para com esta Mãe terníssima; não deve ceder a ninguém seu posto em tributar-lhe honras, e nem deixar-se vencer no amor que lhe deve professar.
Ademais, deve trabalhar com zelo para torná-lA conhecida e amada.
Quanto a nós, se amamos a Eucaristia e desejamos vê-la servida, pregada e adorada por todos, imploremos, sem cessar, a Jesus, por intercessão de Maria, que nos dê Sacerdotes santos, obreiros apostólicos, fiéis adoradores; é condição indispensável para a glória do Santíssimo Sacramento e a salvação do mundo.

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Terna proteção de Maria para com um Sacerdote

Dois Sacerdotes, viajando certa vez pelo país dos Albigenses, avistaram uma igreja, e se bem que estivessem em tempo de franca perseguição religiosa, tudo se devendo temer dos selvagens hereges, quiseram eles celebrar a Santa Missa, movidos, sobretudo pelo fato de ser um sábado, para honrar desse modo, a Santíssima Virgem. Quando o primeiro deles celebrava, eis que chegaram os Albigenses que o arrastaram do altar e, depois de lhe infligirem mil ultrajes, cortaram-lhe a língua deixando-o semimorto. Seu companheiro o transporta, embora com dificuldade, para um mosteiro das cercanias, onde ambos são recebidos com verdadeira caridade.
Na véspera da Epifania, o pobre Sacerdote mudo, ouvindo o canto dos religiosos, inflamou-se de um desejo ardente de se unir a eles, e, sobretudo, de poder celebrar a Santa Missa. Dirige-se então a Maria, no fervor destes seus desejos, e esta doce Mãe, lhe aparecendo com o membro de que fora ele privado, diz-lhe: "Eis, meu caro filho, que por terdes perdido esse membro e sofrido tanto porque, sem temor do perigo, quisestes dizer a Santa Missa em honra de Jesus e em minha honra, eu vo-lo restituo, da parte de meu Filho".
O fervoroso Sacerdote sentiu-se curado no mesmo instante e entoou, com voz clara e sonora, um cântico de ação de graças em louvor de Jesus e de sua misericordiosa Mãe.
(Nicolau Laghi, trat. VI, c. XXIV.).

PRÁTICA — Orar incessantemente pelas vocações sacerdotais e exercer a mais piedosa e respeitosa caridade para com os Sacerdotes.

JACULATÓRIA — Ó Rainha do Clero, enviai bons operários para a Messe de vosso Divino Filho.

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Oração Final

Ó Virgem Imaculada, Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, que durante os anos que vivestes depois da Ascensão, fostes modelo perfeito de serviço à Divina Eucaristia: Vós que passáveis diante de Jesus Sacramentado os dias e as noites, consolando-vos assim no exílio, ensinai-nos a avaliar o tesouro que possuímos no Altar e inspirai-nos visitar frequentemente o SSmo. Sacramento no qual Jesus fica conosco para dirigir-nos, consolar-nos, proteger-nos e receber em troca as homenagens que Lhe são devidas por tantos títulos.
Ó Mãe cheia de bondade e Modelo admirável dos adoradores da Eucaristia, já que sois a Medianeira das graças do Altíssimo, concedei-nos como fruto deste piedoso exercício, as virtudes que, tornando-nos menos indignos do serviço de vosso Divino Filho, obter-nos-ão a vida eterna.  Assim seja.
Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, rogai por Nós.


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Excertos do livro: Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento extraídas dos escritos do Bem-Aventurado(*) Pedro Julião Eymard, o fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento, 1946
(*) Sua canonização se deu em dezembro de 1962