NEWSLETTER POR EMAIL

Março - Mês de São José - Dia 1

Mês de São José
por
Mons. Dr. José Basílio Pereira
Livro de 1940


MEDITAÇÕES

PRIMEIRO DIA

Oremos para que, em todo o curso deste mês não se cometa pecado mortal em nossa família.
São José é o protetor dos meninos
Os meninos lembram ao Santo Patriarca o Divino Jesus em seus primeiros anos, quando lhe era permitido acariciá-lo, prestar-lhe toda a sorte de cuidados, desvelar-se mais por ele.
Pequenos, se quereis conservar-vos inocentes, amai o trabalho, a oração, a recreação sob as vistas paternais de São José. Figurai este bom velho inclinando-se para vós, afugentando o demônio, recebendo as vossas petições, e indo ele mesmo apresentá-las a Jesus que nada recusa a seu Pai terrestre... Quantas conversões se contam todos os anos, no mês de Março! Quantos favores particulares obtidos pela intercessão de São José!
Farei hoje uma relação escrita das graças que desejo obter pelo patrocínio de São José; eu lhes recordarei todos os dias, e me obrigarei a algumas pequenas práticas de piedade em sua honra.

EXEMPLO
Santo Afonso Maria de Ligório fundador da Congregação dos Missionários do Santo Redentor, teve durante a vida uma devoção muito particular ao Santíssimo Esposo de Maria. Este santo Bispo, eminente na piedade e na doutrina, foi visivelmente suscitado por Deus para, com a austeridade de seus costumes, confundir a tibieza dos cristãos modernos, reanimar com seus escritos, o espírito de fé e de fervor a São José de um modo especial.
Nunca principiava uma carta ou qualquer composição literária, sem fazê-la preceder das iniciais dos nomes Jesus, Maria, José; e até as repetia, quando precisava acrescentar alguma coisa a uma carta já terminada. Compôs e deu à estampa um eloquente discurso e primorosas meditações, cheias de unção e de piedade, para as sete quartas- feiras e nove dias imediatamente precedentes à festa de São José. Trabalhou por diversos modos na preparação do culto do glorioso Patriarca e o declarou protetor de sua Congregação.
Inspirem-se todos os cristãos nessa devoção especial do ilustre Doutor da Santa Igreja.