Retirado do
Catecismo Maior de São Pio X
Quarta Parte
Dos Sacramentos
Quarta Parte
Dos Sacramentos
§1º. - Da natureza da
Santíssima Eucaristia e da presença real de
Jesus Cristo neste Sacramento
594) Que é o Sacramento da Eucaristia?
A
Eucaristia é um Sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do
pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso Sangue,
contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade do
mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para
ser nosso alimento, espiritual.
595) Está na Eucaristia o mesmo Jesus Cristo que
está no Céu e que nasceu, na terra, da Santíssima Virgem?
Sim, na
Eucaristia está verdadeiramente o mesmo Jesus Cristo que está no Céu e que
nasceu, na terra, da Santíssima Virgem Maria.
596) Por que acreditais que no Sacramento da
Eucaristia está verdadeiramente Jesus Cristo?
Eu
acredito que no Sacramento da Eucaristia está verdadeiramente presente Jesus
Cristo, porque Ele mesmo o disse, e assim no-lo ensina a Santa Igreja.
597) Qual é a matéria do Sacramento da
Eucaristia?
A matéria
do Sacramento da Eucaristia é a que foi empregada por Jesus Cristo, a saber: o
pão de trigo e o vinho de uva.
598) Qual é a forma do Sacramento da Eucaristia?
A forma do
Sacramento da Eucaristia são as palavras usadas por Jesus Cristo: Isto é o meu
Corpo: este é o meu Sangue.
599) Que é a hóstia antes da consagração?
A hóstia
antes da consagração é pão de trigo.
600) Depois da consagração, que é a hóstia?
Depois da
consagração, a hóstia é o verdadeiro Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo,
debaixo das espécies de pão.
601) Que está no cálice antes da consagração?
No cálice,
antes da consagração, está vinho com algumas gotas de água.
602) Depois da consagração, que há no cálice?
Depois da
consagração, há no cálice o verdadeiro Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo,
debaixo das espécies de vinho.
603) Quando se faz a mudança do pão no Corpo, e
do vinho no Sangue de Jesus Cristo?
A
conversão do pão no Corpo, e do vinho no Sangue de Jesus Cristo, faz-se precisamente
no ato em que o sacerdote, na santa Missa, pronuncia as palavras da consagração.
604) Que é a consagração?
A
consagração é a renovação, por meio do sacerdote, do milagre operado por Jesus
Cristo na última Ceia, quando mudou o pão e o vinho no seu Corpo e no seu Sangue
adorável, por estas palavras: Isto é o meu Corpo; este é o meu Sangue.
605) Como é chamada pela Igreja a miraculosa
conversão do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo?
A
miraculosa conversão, que todos os dias se opera sobre os nossos altares, é chamada
pela Igreja transubstanciação.
606) Quem deu tanta virtude às palavras da
consagração?
Foi o
mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, Deus onipotente, que deu tanta virtude às
palavras da consagração.
607) Depois da consagração não fica ainda alguma
coisa do pão e do vinho?
Depois da
consagração ficam só as espécies do pão e do vinho.
608) Que são as espécies do pão e do vinho?
Dizem-se
espécies a quantidade e as qualidades sensíveis do pão e do vinho, como a
figura, a cor, o sabor.
609) De
que maneira podem ficar as espécies do pão e do vinho sem a sua substância?
As
espécies do pão e do vinho ficam maravilhosamente sem a sua substância por
virtude de Deus Onipotente.
610) Debaixo das espécies de pão está só o Corpo
de Jesus Cristo, e debaixo das espécies de vinho está só o seu Sangue?
Tanto debaixo
das espécies de pão, corno debaixo das espécies de vinho, está Jesus Cristo
vivo e todo inteiro com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
611) Podereis dizer-me por que tanto na hóstia
como no cálice está Jesus Cristo todo inteiro?
Tanto na
hóstia como no cálice está Jesus Cristo todo inteiro, porque Ele está na
Eucaristia vivo e imortal como no céu; por isso onde está o seu Corpo, está
também o seu Sangue, sua Alma e sua Divindade; e onde está seu Sangue está
também seu Corpo, sua Alma e sua Divindade, pois tudo isto é inseparável em
Jesus Cristo.
612) Quando Jesus está na hóstia, deixa de estar
no Céu?
Quando
Jesus está na hóstia, não deixa de estar no Céu, mas encontra-se ao mesmo tempo
no Céu e no Santíssimo Sacramento.
613) Jesus Cristo está presente em todas as
hóstias consagradas do mundo?
Sim, Jesus
está presente ein todas as hóstias consagradas.
614) Como é possível que Jesus Cristo esteja em
todas as hóstias consagradas?
Jesus
Cristo está em todas as hóstias consagradas, por efeito da onipotência de Deus,
a quem nada é impossível.
615) Quando se parte a hóstia, parte-se também o
Corpo de Jesus Cristo?
Quando se
parte a hóstia, não se parte o Corpo de Jesus Cristo, mas partem-se somente as
espécies do pão.
616) Em que parte da hóstia fica o Corpo de
Jesus Cristo?
O Corpo de
Jesus Cristo fica inteiro em todas e em cada uma das partes em que a hóstia foi
dividida.
617) Está Jesus Cristo tanto numa hóstia grande
como na partícula de uma hóstia?
Tanto numa
hóstia grande, como na partícula de uma hóstia, está sempre o mesmo Jesus
Cristo.
618) Por que motivo se conserva nas igrejas a
Santíssima Eucaristia?
Conserva-se
nas igrejas a Santíssima Eucaristia, a fim de ser adorada pelos fiéis, e levada
aos enfermos, quando for necessário.
619) Deve-se adorar a Eucaristia?
A
Eucaristia deve ser adorada por todos, porque Ela contém verdadeira, real e substancialmente
o mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
§ 2º. - Da instituição e
dos efeitos do Sacramento da Eucaristia
620) Quando instituiu Jesus Cristo o Sacramento
da Eucaristia?
Jesus
Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia na última ceia que celebrou com
seus discípulos, na noite que precedeu sua Paixão.
621) Por que instituiu Jesus Cristo a Santíssima
Eucaristia?
Jesus Cristo instituiu a Santíssima
Eucaristia, por três razões principais:
1º para
ser o sacrifício da nova lei;
2º para
ser alimento da nossa alma;
3º para
ser um memorial perpétuo da sua Paixão e Morte, e um penhor precioso do seu
amor para conosco e da vida eterna.
622) Por que Jesus Cristo instituiu este
Sacramento debaixo das espécies de pão e de vinho?
Jesus
Cristo instituiu este Sacramento debaixo das espécies de pão e de vinho, porque
a Eucaristia devia ser nosso alimento espiritual, e era por isso conveniente que
nos fosse dada em forma de comida e de bebida.
623) Que efeitos produz em nós a Santíssima
Eucaristia?
Os
principais efeitos que a Santíssima Eucaristia produz em quem a recebe dignamente
são estes:
1º
conserva e aumenta a vida da alma, que é a graça, como o alimento material sustenta
e aumenta a vida do corpo;
2º perdoa
os pecados veniais e preserva dos mortais; produz consolação espiritual.
624) Não produz em nós a Santíssima Eucaristia
outros efeitos?
Sim. A
Santíssima Eucaristia produz em nós outros três efeitos, a saber:
1º
enfraquece as nossas paixões, e em especial amortece em nós o fogo da concupiscência;
2º aumenta
em nós o fervor e ajuda-nos a proceder em conformidade com os desejos de Jesus
Cristo;
3º dá-nos
um penhor da glória futura e da ressurreição do nosso corpo.
§ 3º. - Das disposições
necessárias para bem comungar
625) Produz o Sacramento da Eucaristia sempre em
nós os seus maravilhosos efeitos?
O
Sacramento da Eucaristia produz em nós os seus maravilhosos efeitos, quando o
recebemos com as devidas disposições.
626) Quantas coisas são necessárias para fazer
uma comunhão bem feita?
Para fazer
uma comunhão bem feita, são necessárias três coisas:
1º estar
em estado de graça;
2º estar
em jejum desde uma hora antes da comunhão;
3º saber o
que se vai receber e aproximar-se da sagrada Comunhão com devoção.
627) Que quer dizer: estar em estado de graça?
Estar em
estado de graça quer dizer: ter a consciência limpa de todo o pecado mortal.
628) Que deve fazer antes de comungar quem sabe
que está em pecado mortal?
Quem sabe
que está em pecado mortal, deve fazer uma boa confissão antesde comungar;
porque para quem está em pecado mortal, não basta o ato de contrição perfeita,
sem a confissão, para fazer uma comunhão bem feita.
629) Por que não basta o ato de contrição
perfeita, a quem sabe que está em pecado mortal, para poder comungar?
Porque a
Igreja ordenou, em sinal de respeito a este Sacramento, que quem é culpado de
pecado mortal, não ouse receber a Comunhão, sem primeiro se confessar.
630) Quem comungasse em pecado mortal, receberia
a Jesus Cristo?
Quem
comungasse em pecado mortal, receberia a Jesus Cristo, mas não a sua graça;
pelo contrário, cometeria sacrilégio e incorreria na sentença de condenação.
631) Em que consiste o
jejum eucarístico?
O
jejum eucarístico consiste em abster-se de qualquer espécie de comida ou bebida,
exceto a água natural, que, na atual disciplina eucarística, não quebra o jejum.
632) Pode comungar quem
engoliu restos de comida presos aos dentes?
Quem
engoliu restos de comida presos aos dentes, pode comungar, porque já não são
tomados como alimentos ou perderam tal condição.
633) Quem não está em
jejum, pode comungar alguma vez?
Comungar
sem estar em jejum é permitido aos doentes que estão em perigo de morte, e aos
que obti prolongada. A comunhão feita pelos doentes em perigo de morte chama-se
Viático, porque os sustenta na viagem que eles fazem desta vida à eternidade.
634) Que querem dizer as
palavras: saber o que se vai receber?
Saber
o que se vai receber quer dizer: conhecer o que ensina com respeito a este
Sacramento a Doutrina Cristã e acreditá-lo firmemente.
635) Que quer dizer:
comungar com devoção?
Comungar
com devoção quer dizer: aproximar-se da sagrada Comunhão com humildade e
modéstia, tanto na própria pessoa como no vestir, e fazer a preparação antes e
a ação de graças depois da Comunhão.
636) Em que consiste a
preparação antes da Comunhão?
A
preparação antes da Comunhão consiste em nos entretermos algum tempo a
considerar quem é Aquele que vamos receber e quem somos nós; e em fazer atos de
fé, de esperança, de caridade, de contrição, de adoração, de humildade e de
desejo de receber a Jesus Cristo.
637) Em que consiste a
ação de graças depois da Comunhão?
A
ação de graças depois da Comunhão consiste em nos conservarmos recolhidos a
honrar a presença do Senhor dentro de nós mesmos, renovando os atos de fé, de
esperança, de caridade, de adoração, de agradecimento, de oferecimento e de súplica,
pedindo sobretudo aquelas graças que são mais necessárias para nós e para aqueles
por quem somos obrigados a orar.
638) Que se deve fazer
no dia da Comunhão?
No
dia da Comunhão deve-se manter, o mais possível, o recolhimento, ocupar-se em
obras de piedade, bem como cumprir com grande esmero os deveres de estado.
639) Depois da sagrada
Comunhão, quanto tempo permanece Jesus Cristo em nós?
Depois
da sagrada Comunhão, Jesus Cristo permanece em nós com a sua graça enquanto se
não peca mortalmente; e com a sua presença real permanece em nós enquanto se
não consomem as espécies sacramentais.
§ 4º - Da maneira de
comungar
640) Como devemos
apresentar-nos no ato de receber a sagrada Comunhão?
No
ato de receber a sagrada Comunhão devemos estar de joelhos, com a cabeça medianamente
levantada, com os olhos modestos e voltados para a sagrada Hóstia, com a boca
suficientemente aberta e com a língua um pouco estendida sobre o lábio
inferior. Senhoras e meninas devem estar com a cabeça coberta.
641) Como se deve
segurar a toalha ou a patena da Comunhão?
A
toalha ou a patena da Comunhão deve-se segurar de maneira que recolha a sagrada
Hóstia, caso ela viesse a cair.
642) Quando se deve
engolir a sagrada Hóstia?
Devemos
procurar engolir a sagrada Hóstia o mais depressa possível, e convém abster-nos
de cuspir algum tempo.
643) Se a sagrada Hóstia
se pegar ao céu da boca, que se deve fazer?
Se
a sagrada Hóstia se pegar ao céu da boca, é preciso despegá-la com a língua, nunca
porém com os dedos.
§ 5.o - Do preceito da
comunhão
644) Quando há obrigação
de comungar?
Há
obrigação de comungar todos os anos pelei Páscoa, na própria paróquia, e além
disso em perigo de morte.
645) Em que idade começa
a obrigar o preceito da Comunhão pascal?
O
preceito da Comunhão pascal começa a obrigar na idade em que a criança é capaz
de recebê-la com as devidas disposições.
646) Pecam aqueles que
têm idade capaz para serem admitidos à Comunhão e não comungam?
Aqueles
que, tendo a idade capaz para serem admitidos à Comunhão, não comungam, ou
porque não querem, ou porque não estão instruídos por sua culpa, pecam sem
dúvida. Pecam outrossim os seus pais, ou quem lhes faz as vezes, se o adiamento
da Comunhão se dá por sua culpa, e hão de dar por isso severas contas a Deus.
647) É coisa boa e útil
comungar frequentemente?
É
coisa ótima comungar frequentemente e até todos os dias, contanto que se faça
com as devidas disposições.
648) Qual a frequência
com que se deve comungar?
Pode-se
comungar tão frequentemente quanto o permita o conselho de um confessor piedoso
e douto.
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