811) Que é o Sacramento da Ordem?
A Ordem é o
Sacramento que dá o poder de exercitar os ministérios sagrados que se referem
ao culto de Deus e à salvação das almas, e que imprime na alma de quem o recebe
o caráter de ministro de Deus.
812) Por que se chama Ordem?
Chama-se Ordem
porque consiste em vários graus, uns subordinados aos outros, dos quais resulta
a sagrada Hierarquia.
813) Quais são estes graus?
Supremo entre eles
é o Episcopado, que contém a plenitude do Sacerdócio; em seguida o Presbiterado
ou Sacerdócio simples; depois o Diaconado e as Ordens que se chamam menores.
814) Quando Jesus Cristo instituiu a
Ordem Sacerdotal?
Jesus Cristo
instituiu a Ordem Sacerdotal na Última Ceia, quando conferiu aos Apóstolos e
aos seus sucessores o poder de consagrar a Santíssima Eucaristia. E no dia da
sua ressurreição conferiu aos mesmos o poder de perdoar e de reter os pecados, constituindoos
assim os primeiros Sacerdotes da Nova Lei em toda a plenitude do seu poder.
815) Quem é o ministro deste Sacramento?
O ministro deste
Sacramento é só o Bispo.
816) É então grande a dignidade do
Sacerdócio cristão?
A dignidade do
Sacerdócio cristão é muito grande, pelo duplo poder que lhe conferiu Jesus
Cristo sobre o seu Corpo real e sobre o seu Corpo místico, que é a Igreja,e
pela divina missão, confiada aos Sacerdotes, de conduzir todos os homens à vida
eterna.
817) É necessário o Sacerdócio católico
na Igreja?
O Sacerdócio
católico é necessário na Igreja, porque sem ele os fiéis estariam privados do
Santo Sacrifício da Missa e da maior parte dos Sacramentos; não teriam quem os
instruísse na fé, e ficariam como ovelhas sem pastor à mercê dos lobos; em suma,
não existiria a Igreja como Cristo a instituiu.
818) Então não acabará nunca o
Sacerdócio católico sobre a terra?
O Sacerdócio
católico, não obstante a guerra que contra ele move o Inferno, há de durar até
o fim dos séculos, porque Jesus Cristo prometeu que as potências do Inferno não
prevaleceriam jamais contra a sua Igreja.
819) Será pecado desprezar os
Sacerdotes?
É pecado
gravíssimo, porque o desprezo e as injúrias que se dirigem contra os Sacerdotes
recaem sobre o próprio Jesus Cristo, que disse aos seus Apóstolos: Quem a vós
despreza, a Mim despreza.
820) Qual deve ser o fim de quem abraça
o estado eclesiástico?
O fim de quem
abraça o estado eclesiástico deve ser unicamente a glória de Deus e a salvação
das almas.
821) Que é necessário para entrar no
estado eclesiástico?
Para entrar no
estado eclesiástico é necessário, antes de tudo, a vocação divina.
822) Que deve fazer o cristão para
conhecer se Deus o chama ao estado eclesiástico?
Para conhecer se
Deus o chama ao estado eclesiástico, o cristão deve:
1º pedir
fervorosamente a Nosso Senhor que lhe manifeste qual é a sua vontade;
2º tomar conselho
com o próprio Bispo ou com um diretor sábio e prudente;
3º examinar com
diligência se tem a aptidão necessária para os estudos, para os ministérios e
para as obrigações desse estado.
823) Quem entrasse para o estado
eclesiástico, sem vocação divina, faria mal?
Quem entrasse para
o estado eclesiástico, sem ser chamado por Deus, faria um mal muito grave e
colocar-se-ia em risco de se perder.
824) Fazem mal os pais que, por motivos
temporais, induzem os filhos a abraçar o estado eclesiástico sem vocação?
Os pais que, por
motivos temporais, induzem os filhos a abraçar o estado eclesiástico sem
vocação, cometem também culpa gravíssima, porque com isto usurpam o direito que
Deus reservou exclusivamente para Si de escolher os seus ministros, e porque
põem os filhos em risco de condenação eterna.
825) Quais são os deveres dos fiéis para
com aqueles que são chamados às ordens sacras?
Os fiéis devem:
1º deixar aos seus
filhos e subordinados plena liberdade de seguir a vocação divina;
2º pedir a Deus que
se digne conceder à sua Igreja bons Pastores e ministros
zelosos; e até
foram instituídos para este fim os jejuns das Quatro Têmporas;
3º ter um respeito
singular a todos aqueles que, por meio das Ordens, são consagrados ao serviço
de Deus.
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