NEWSLETTER POR EMAIL

01/03 - Em honra a São José - excertos do livro

SÃO JOSÉ
Na Vida de Cristo e da Igreja
Pe. Maurício Meschler, S.J.
Edição de 1943


INTRODUÇÃO
Dá-se com os santos o que se dá com os homens e as paisagens. Qual a fisionomia tal o ponto de vista que revelam. Alguns ao primeiro lance dos olhos manifestam o que têm de belo e de grande e arrancam-nos imediatamente admiração ou simpatia. Outros pelo contrário só patenteiam seu valor após estudos sérios. Deve-se descobrir o seu mérito pela observação. Só então se nos antolha o seu valor, sua beleza e sua magnificência. Pode mesmo acontecer que o seu encanto consista primordialmente nessa singeleza essa espécie de mistério que os envolve.
Precisamente isto notamos nos santos. Como os astros do firmamento assim diferem os bem-aventurados em brilho e beleza: os que atraem menos os nossos olhares podem ser os maiores.
São José pertence ao número dos últimos. Um mestre na vida espiritual chama-o, não sem razão, “o mais oculto dos santos". A expressão é justíssima se pensarmos dum lado na incomparável missão e na extraordinária santidade do glorioso patriarca e, doutro lado no silêncio e na obscuridade que foram apanágio seu. Só muito tarde, muito    mais tarde do que outros santos surgiu ele no firmamento do céu da Igreja e recebeu as honras de um culto especial; e, apesar do incremento que este culto pode tomar no correr dos tempos, nem por isto permanece São José menos ignorado. De alguma maneira poder-se-á dizer que nesta sua obscuridade consiste a sua grandeza.
Sem dúvida, numerosos escritores ascéticos e teólogos, animados de uma terna devoção ao nosso Santo, consagraram-lhe seu talento e descobriram, graças à agudeza do engenho e a uma admiração operosa, grandezas e maravilhas em S. José: falavam de sua santificação desde o seio materno; do privilégio de uma ressurreição antecipada; de graças extraordinárias que haviam sido seu quinhão. Bem certo é que Deus outorgou a São José tudo quanto estava em relação com sua missão extraordinária. Não o contestamos. Mas temos as indicações da Escritura que valem mais do que todas as revelações privadas e todas as opiniões dos sábios, por mais piedosas que sejam e por mais verossimilhantes que pareçam. O que ela nos diz de São José é a verdade, a verdade indiscutível. Uma só palavra, simples e despretensiosa, da Escritura encerra, a miúde, incrível plenitude de sentido. Mas se faz mister sondar a profundeza dessa palavra, dessa expressão. Um lago cristalino situado em alturas montanhosas encanta-nos não só pela superfície diáfana na qual se reverbera o azul do céu, mas também pela transparência das águas de cujo seio brota maravilhosa vegetação, revelada pelas ninfeáceas que balanceiam a cabecinha verde na superfície serena da água. Sucede o mesmo com a Sagrada Escritura. A Verdade, na singeleza da forma, permite-nos olhares para profundezas misteriosas. No que concerne a São José encerra o Evangelho verdadeiros tesouros. Devemos trazê-los à tona e explorá-los para a glória do nosso Santo.
Por isto terá o presente opúsculo duas partes. Na primeira, de Evangelho na mão, contaremos a vida de São José nas suas contínuas relações com a vida de Cristo. Esta é que vem a ser a verdadeira vida de São José e a base de tudo o mais. Embora bastante conhecida ela nos aparece sempre bela sempre amável, sempre própria para nos animar e edificar. Na segunda parte mostraremos a vida de São José na Igreja. Falaremos do culto que os fiéis lhe prestam e das graças múltiplas que decorrem das suas virtudes, e, dos diversos aspectos sobre os quais lhe podemos meditar a vida. Em palavras singelas procuraremos traçar o perfil do modesto e humilde patriarca de Nazaré.
Permita Deus, que estas linhas despretensiosas, granjeiem novos devotos para o Pai nutrício de Jesus.

5 comentários:

  1. Sao Jose, pai Nutritivo de Jesus, roga por nos, e pelos agonizantes deste dia!

    ResponderExcluir
  2. SãoJosé, como tenho uma fé viva em Vós, devido ao comentário de Santa Tereza D'Avila: quereis obter algum favor de Deus? Ide a São José; Ele é especialista em todas s causas. Não credes? Experimentai! São José, Glorioso Pai, por doção de amor, de Jesus, intercedei por nós, amém.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto! Aguardarei anciosamente os próximos! Muito obrigada.

    ResponderExcluir