O CULTO DE PROTODULIA

Retirado da Coleção - Leituras Católicas de Dom Bosco - No.633
São José
Mons. Ascânio Brandão
Edição de 1943
Sabemos que há três espécies de culto em relação ao objeto.
O culto de latria, devido só a Deus.
Hiperdulia, especial culto tributado à Mãe de Deus, rainha dos santos e singular criatura.
Dulia, o culto dos santos.
O culto de S. José não se pode comparar ao de Maria por ser Ela a Mãe Santíssima, Nossa Corredentora e Mãe de Deus. Todavia, não pode ser igual ao dos demais santos, visto ser ele o maior dos santos e singular entre todos, como sabemos, pelas prerrogativas que possui. A Igreja celebra a memória de S. José de modo singular em sua Liturgia com honras sumas e sumos louvores, diz Pio IX, e repetem estas expressões vários documentos da Igreja. Por isso, o culto de S. José costuma ser chamado de suma dulia, ou protodulia, culto acima do dos santos: dulia. E abaixo do de Maria: hiperdulia.
Esse culto de suma dulia foi pedido ao Papa Pio IX pelos Padres do Concilio do Vaticano. Em nada se opõe à fé e está conforme a dignidade e aos privilégios singulares do maior dos santos.
Nos últimos tempos se tem introduzido na Liturgia da Igreja o nome de S. José, nas Ladainhas maiores, no rito da Extrema-Unção, e da assistência aos agonizantes, em várias orações da Missa e Breviário.
A festa do Patrocínio da 4a feira depois da II Dominga da Páscoa, com Missa e ofício próprios e oitava comum.
O Ritual tem benção de dois escapulários de S. José; uma própria dos Capuchinhos, outra dos Carmelitas. Ha benção para o anel em honra do santo Esposo de Maria.
Inúmeras indulgências e práticas tocantes de devoção a S. José!
O culto de suma dulia, ou protodulia, tem inúmeras e tocantes manifestações na Liturgia e na devoção dos fiéis.


__________

Para ver o índice e fazer o download deste livro

Um comentário: