NEWSLETTER POR EMAIL

18o. Dia - Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento

A Virgem Maria no Cenáculo


ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA TODOS OS DIAS
V).   Vinde, ó Espírito Santo, Enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
V).   Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado.
R).   E renovareis a face da terra.
Oremos — Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos por esse mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e fazei com que Ele nos encha sempre de suas divinas graças, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
R). Amen.
~ * ~ * ~ * ~

Acompanhemos nossa Mãe ao Cenáculo, e ouçamos as lições que nos dá, lições que Maria recebe de seu divino Filho, com quem conversa dia e noite. Ela é o eco fiel e amável do coração e do amor de Jesus. Amemos ternamente a Maria, trabalhemos sob seu olhar, rezemos com Ela, sejamos-lhe filhos ternamente dedicados, e assim honraremos a Jesus, que no-LA deu por mãe, a fim de que Ela nos eduque em seu amor e em sua própria vida. Entregai-vos pois, integralmente à direção de Maria, adotai seus pensamentos, repeti suas palavras, imitai o seu porte, praticai suas ações, amai com seu amor, compartilhai de seus sofrimentos, e assim tudo n'Ela vos dirá: "Jesus, o melhor serviço de Jesus, a maior glória de Deus!"
Honrai em Maria, aos pés do SSmo, Sacramento, todos os mistérios de sua vida; vereis que eles eram apenas marcos que conduziam ao Cenáculo.
Na vida de Maria no Cenáculo encontrareis o modelo e a consolação da vossa. Ali vereis esta augusta rainha ajoelhada, como adoradora e serva do Santíssimo Sacramento. Ajoelhai-vos junto a vossa Mãe; adorai e orai com Ela: assim continuareis sua vida eucarística na terra.
Quando fordes à sagrada Mesa, revesti-vos das virtudes e méritos de Maria, vossa Mãe; assim comungareis com sua fé e seu coração. Oh! quão feliz será Jesus encontrando em vós a imagem e a reprodução de sua Mãe amabilíssima!
Quando trabalhardes para o culto eucarístico, uni-vos à intenção e ao gozo de Maria trabalhando para Jesus Sacramentado, e sentir-vos-eis felizes!
Oh! quanto Maria vos há de amar se servirdes bem ao seu Jesus! Quanto vos há de proteger se trabalhardes somente para a glória de Jesus! Quanto vos há de enobrecer se viverdes unicamente do amor de Jesus! Desse modo, torná-LA-eis duplamente Mãe, porque A colocais mais perfeitamente na tua graça e na sua missão de Mãe dos adoradores de Jesus.
Porém sede modestos como Maria, lembrai-vos de sua modéstia diante do Anjo e imaginai quão modestamente Ela servia a seu Filho no Sacramento.
Sêde puros como Maria; lembrai-vos de que Ela teria renunciado até mesmo à glória da maternidade divina, para conservar a flor de sua virgindade.
Sêde humildes como Maria, abismada em seu nada, inteiramente entregue à graça de Deus.
Sêde amáveis o mansos como vossa Mãe, que era a suave expressão do coração de Jesus.
Sêde dedicados como Maria; Ela amou até o Calvário, até a morte. Foi no Calvário que se tornou Mãe de amor e será ali que vos tornareis também verdadeiros adoradores, dignos do Cenáculo, dignos de Maria e de Jesus!

 ~ * ~ * ~ * ~

A Imagem e a realidade

É fora de dúvida que o respeito que se testemunha às imagens de Nosso Senhor, e o cuidado em orná-las, são provas de piedade muito agradáveis a Maria, e esta devoção tem sido, muitas vezes, recompensada com prodígios. Entretanto, as imagens, que nos impressionam os sentidos, não nos devem fazer esquecer a realidade adorável, somente percebida por um coração amante e cheio de fé.
A venerável serva de Deus, Tereza Mexia, da Ordem de São Domingos, consagrava uma grande devoção a uma imagem do Menino Jesus nos braços de sua Santa Mãe; a ornamentava com flores, preparava-lhe ricas guarnições e a cumulava de todas as atenções que o seu terno amor sugeria. Certo dia em que, apresentando ao Menino Jesus uma veste trabalhada com esmero, lhe disse: "Vinde, meu bem amado, receber esta veste que vos oferta esta indigna serva", Jesus deixou os braços de sua Mãe para satisfazer os desejos de Tereza, que O reveste então com imensa ternura, esquecendo de cuidar do altar e do Tabernáculo onde reside Nosso Senhor em pessoa. Uma voz porém lhe adverte: "Tereza, te ocupas com a imagem e esqueces a presença real e viva?"
A fervorosa filha compreendeu a lição, e daquele momento em diante, sem deixar no esquecimento a querida imagem do Menino Deus, consagrou os seus maiores desvelos em ornar o altar e o Sacrário; conseguiu mesmo angariar, a custa de sacrifícios, ouro e prata suficientes para confeccionar um dos mais ricos e mais belos Tabernáculos da Espanha.

PRÁTICA — Trabalhar com zelo na ornamentação dos altares eucarísticos, de modo especial para as Igrejas pobres.

JACULATÓRIA — O Senhor, ó Maria, vos ornou como seu tabernáculo escolhido, e Jesus-Hóstia fez suas delícias em habitar em vós.

 ~ * ~ * ~ * ~

Oração Final

Ó Virgem Imaculada, Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, que durante os anos que vivestes depois da Ascensão, fostes modelo perfeito de serviço à Divina Eucaristia: Vós que passáveis diante de Jesus Sacramentado os dias e as noites, consolando-vos assim no exílio, ensinai-nos a avaliar o tesouro que possuímos no Altar e inspirai-nos visitar frequentemente o SSmo. Sacramento no qual Jesus fica conosco para dirigir-nos, consolar-nos, proteger-nos e receber em troca as homenagens que Lhe são devidas por tantos títulos.
Ó Mãe cheia de bondade e Modelo admirável dos adoradores da Eucaristia, já que sois a Medianeira das graças do Altíssimo, concedei-nos como fruto deste piedoso exercício, as virtudes que, tornando-nos menos indignos do serviço de vosso Divino Filho, obter-nos-ão a vida eterna.  Assim seja.
Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, rogai por Nós.


__________

Excertos do livro: Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento extraídas dos escritos do Bem-Aventurado(*) Pedro Julião Eymard, o fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento, 1946
(*) Sua canonização se deu em dezembro de 1962