NEWSLETTER POR EMAIL

Março - Mês de São José - Dia 28



VIGÉSIMO OITAVO DIA

Oremos, pedindo a graça de evitar a precipitação.
São José era Prudente
A prudência não destrói a simplicidade nem a retidão: é uma trincheira em defesa duma e doutra. - São José não estreitava amizade com todos: experimentava, observava antes de abrir o coração. - São José contava com a Providência, mas sabia que ela só intervém, quando se tem feito por si tudo o que se pode, e havia-se como se tudo dele dependesse. - São José sentia-se protegido por Jesus e Maria, mas evitava toda a ocasião, do mal, considerando que Deus, não faz milagres por aqueles, que se expõem voluntariamente. Três coisas nas quais preciso imitar-vos, ó São José: a escolha de meus amigos, a assiduidade em meu trabalho a fuga das ocasiões.
Velarei sobre mim, invocar-vos-ei para que sempre me ampareis.

EXEMPLO

 A 19 de Março de 1870, numa pequena cidade de Itália, em consequência de uma desgraça que se dera na família, um moço de trinta e três anos foi acometido de tão viva dor e tamanha exaltação mental, que resolveu pôr termo a própria vida e, para esse fim, disparou um tiro de pistola sobre o coração. Ao golpe sinistro, caiu o infeliz banhado em sangue, porém ainda vivo, e, em vez de arrepender-se e implorar socorro, pedia que acabassem de matá-lo quanto antes. São assim esses pretendidos espíritos fortes; não podem suportar um instante de adversidade e diante da tribulação facilmente desesperam e sucumbem. O triste acontecimento consternou profundamente a família da qual as pessoas mais piedosas logo se lembraram de recorrer ao valimento do grande Santo que a Igreja festejava nesse dia. Muitas e fervorosas orações foram dirigidas ao santo Patriarca e este as ouviu favoravelmente. De fato depois de dez horas de terríveis convulsões ocasionadas pela ferida, o moço recobrou a serenidade de espírito, pediu publicamente perdão do crime cometido, e mostrou desejos de confessar-se e receber o sagrado Viático. Enquanto se rezava a São José, o poderoso Santo havia falado ao coração do infeliz e o transformara. Uma crise ameaçadora ainda esteve a impedir que recebesse o Santíssimo Sacramento, mas São José venceu também esse obstáculo. O moço pôde comungar, e passou a última hora de sua vida a abraçar e oscular o crucifixo, dando exemplo admiráveis de resignação e de calma preparação para a morte. Entre os presentes não houve quem não atribuísse à mediação de São José tão consoladora conversão.
Nas mais dolorosas provações, invocando o Santo Patriarca, supliquemos a graça de imitá-lo em sua plena conformidade à Vontade Divina.

Clique aqui para obter as



__________
Retirado do livro: Mês de São José por Mons. Dr. José Basílio Pereira