NEWSLETTER POR EMAIL

Principal efeito da Devoção ao Sagrado Coração de Jesus: O Amor Divino


Toda a lei de Nosso Senhor Jesus Cristo encerra-se em uma só palavra: Diliges - amarás. Ó doce lei! Lei admirável, digna do Deus que a promulgou, e única digna do homem a quem foi intimada!
Aquele que formou o coração humano bem sabe que os únicos laços capazes de prendê-lo são os do amor. Outras obrigações impôs Deus a sua criatura, todas porém se resumem nesta: amarás. Este é o preceito de Jesus Cristo por excelência: Hoc est proeceptum meum, ut diligatis. (Jo 25,2) O meu maior preceito, a única ordem que vos dou, é que me ameis, e vos ameis mutuamente como vos amei. Este é o preceito por cujo cumprimento conhecerão todos que sois meus discípulos; aquele que me ama, cumpre a lei (Rom 13,8).
Ó Jesus, o que vos daremos nós, por nos terdes ordenado que vos amemos, por nos haverdes tão frequente e solenemente assegurado que nos amais?
Se todos os nossos deveres, trabalhos, combates, triunfos, se reduzem à aquisição deste único bem - o amor de Deus - é por certo extremamente grato ter à nossa disposição um meio fácil e infalível para consegui-lo.
Este meio, ao alcance de todos, é a devoção ao Sagrado Coração; e quem nos prometeu tão precioso resultado foi o próprio Jesus Cristo, como acima vimos. Diz Ele a Santa Margarida Maria: «Prometo-lhe que meu Coração dilatar-se-á para difundir com abundância os influxos de seu divino amor sobre aqueles que lhe tributam esta homenagem.» E em outro lugar: «Esta devoção fará nascer o amor nos corações mais empedernidos e abrasará os menos fervorosos.»
 Apesar de seus inimigos, Deus reinará - escrevia Santa Margarida - e tornar-se-á Senhor e possuidor de nossos corações; porque este é o fim principal desta devoção: converter as almas a seu amor".
Facilmente se compreende que seja este o efeito da devoção ao Sagrado Coração, pois nela tudo respira amor; seu objeto é o Coração de Jesus Cristo abrasado de amor; seu fim, reparar as injúrias feitas ao amor; suaprática, exercícios de amor. Ela provoca à atenta consideração de tudo quanto pode inflamar este amor; a lembrança e o reconhecimento do amor, e dos benefícios de Nosso Senhor, principalmente no Sacramento da Eucaristia.
O que não faria Jesus por quem fielmente o tivesse acompanhado durante sua dolorosa Paixão, quando todos os abandonavam! O que não fez por São João, o único que o seguiu fielmente até o seu último suspiro! De alguma forma fez dele seu retrato, legando-lhe sua divina Mãe para ser-lhe mãe; suaCruz, para lembrança; seu Coração, para lugar de repouso.
Jesus Cristo reserva também estes dons preciosíssimos de sua liberalidade, para aqueles que, enternecidos pelo desamparo e solidão de seus templos pelos ultrajes, desprezo e tibieza dos cristãos para com o Sacramento de seu amor, forem visitá-lo freqüentes vezes, receberem-no no coração, e cada dia repararem pela sua assiduidade, fervor e humildade, tantas e tamanhas indignidades. Nosso Senhor não se deixará vencer em generosidade: o amor será a recompensa do amor.
Lê-se na vida de Santa Gertrudes que, sendo um dia favorecida com a aparição de São João Evangelista, perguntou-lhe por que motivo, tendo ele descansado sobre o Coração de Jesus durante a Ceia, nada havia escrito para instrução nossa sobre os movimentos do divino Coração; e que o Santo respondera estas palavras memoráveis:
 "Eu estava encarregado de escrever para a Igreja ainda no berço, a palavra do Verbo Encarnado; Deus, porém, reservou a suavidade dos sentimentos do divino Coração para manifestá-la nos últimos tempos, na velhice do mundo, a fim de reacender a caridade que arrefecer-se-á consideravelmente."
Já chegamos a esses tempos de que falou o Discípulo amado à Santa. O fogo da caridade está extinto em quase todos os corações; mas por que perderemos a confiança? A devoção ao Sagrado Coração, que se propaga por toda a parte, vai avivá-lo.
Prática
Meditar na Paixão e nas dores do Sagrado Coração de Jesus, durante o Santo Sacrifício da Missa.
Oração jaculatória
Quem nos separará de vosso amor, ó Coração de Jesus? Quis nos separabit a charitate Christi?
3 vezes:
Divino Coração de Jesus, tende piedade de nós.
Coração Imaculado de Maria, rogai por nós.
 __________
Retirado do livro: Devoção do mês de Junho, 1875. Veja resenha e faça o download CLICANDO AQUI.

3 comentários:

  1. Sou devoto do Sagrado Coração de Jesus e peço a graça de continuar até os ultimos dias de minha vida.....

    ResponderExcluir
  2. Sou devoto do Sagrado Coração de Jesus e peço a graça de continuar até os ultimos dias de minha vida.....

    ResponderExcluir
  3. Boa noite paz e bem. Obrigado pela partilha

    ResponderExcluir