NEWSLETTER POR EMAIL

20o. Dia - Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento

Adoração de Fé e Respeito de Maria




ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA TODOS OS DIAS

V).   Vinde, ó Espírito Santo, Enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
V).   Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado.
R).   E renovareis a face da terra.
Oremos — Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos por esse mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e fazei com que Ele nos encha sempre de suas divinas graças, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
R). Amen.
~ * ~ * ~ * ~

I. Quantas coisas teríamos a dizer sobre a vida de adoração de Maria no Cenáculo! Vinte e quatro anos passados nesse santo lugar, onde Jesus havia instituído a Eucaristia, e onde fixara seu primeiro Tabernáculo! Maria estava inteiramente ocupada em adorá-LO e honrá-LO na sua vida eucarística; passava a maior parte dos dias e das noites junto desse divino Tabernáculo; aí estava seu Jesus, seu Filho e seu Deus! Quando saía de sua pobre cela para se dirigir ao oratório do Cenáculo, já começava sua adoração; caminhava recolhida, com os olhos baixos, com passo grave e modesto; desse modo se preparava para apresentar-se ao Deus da Eucaristia.
Ao chegar diante do Tabernáculo, prostrava-se com grande devoção e profundo respeito, depois concentrava suas faculdades num simples e piedoso recolhimento; o corpo ereto, as mãos juntas ou cruzadas sobre o peito, ou também, às vezes, quando estava só, erguidas suplicantes para o Tabernáculo no qual conservava quase sempre os olhos fixos.

II. Maria começava então a adoração com a fé mais submissa; adorava seu Filho oculto e velado sob uma forma estranha, porém seu amor atravessava a nuvem do mistério e chegava aos pés sagrados de Jesus, que venerava com o mais respeitoso amor: subia até, suas santas e veneráveis mãos que tinham consagrado e distribuído o Pão da vida. bendizia seus lábios sagrados que haviam pronunciado estas adoráveis palavras: "Isto é meu Corpo, isto é meu Sangue." Adorava esse Coração abrasado de amor donde se originara a Santíssima Eucaristia. Maria quisera abismar-se e aniquilar-se ante a divina Majestade, aniquilada também no Sacramento, a fim de lhe prestar todas as honras e homenagens que Lhe são devidas.

III. A adoração de Maria era profunda, interior, íntima; era o dom de si mesma. Oferecia-se totalmente ao serviço de amor do Deus da Eucaristia, pois o amor não impõe condições nem reservas, já não pensa em si mesmo, nem vive mais para si; já não se conhece, e só vive para o Deus a quem ama. Em Maria tudo convergia para o Santíssimo Sacramento como para o seu centro e seu fim. Uma corrente de graça e amor se estabelecia entre o Coração de Jesus-Hóstia e o coração de Maria adoradora; eram duas chamas que se fundiam numa só. Deus foi, então, perfeitamente adorado por sua criatura.

IV. Que a exemplo de Maria o adorador se coloque de joelhos com o mais profundo respeito, concentre-se, como Maria, e em espírito se ponha a seu lado para adorar; apresente-se diante de Nosso Senhor com aquela modéstia, aquele recolhimento interior e exterior que preparam maravilhosamente a alma ao angelical ofício da adoração.
Debaixo dos véus eucarísticos que encobrem a seus olhos a santa Humanidade, adore a Jesus com a mesma fé que Maria e a Santa Igreja, estas duas Mães que o Salvador, em seu infinito amor, lhe concedeu; adore ao seu Deus como se O visse e ouvisse, porque a fé viva ouve, vê, toca com maior certeza que os próprios sentidos.

~ * ~ * ~ * ~

O Santo Viático solicitado e acompanhado por Maria

Piedosa donzela, muito devota de Maria, pobre dos bens deste mundo, porém na posse do maior tesouro que é o espírito de fé, se achava em vésperas de morrer sem o santo Viático, o que muito a entristecia. A Mãe de bondade veio então em seu socorro, e, aparecendo, cercada de um cortejo numeroso de anjos, ao bem-aventurado Oderico de Port-Mahon, que atravessava uma floresta, disse-lhe: "Bem perto daqui, uma fervorosa filha minha agonizante deseja com ardor receber a Santa Comunhão. O Vigário de sua paróquia está ausente; desejo que o substituas. Hei de conduzir-te à Igreja e depois à casa da doente, pois quero assistir a sua última comunhão."
O bem-aventurado obedeceu e tomando o Santíssimo Sacramento O levou com piedade, acompanhado por Maria, que apresentava um semblante radioso e penetrado de doce majestade. E quem poderá dizer as homenagens de respeito e amor que o seu coração tributou ao seu Filho oculto sob as espécies sacramentais?!
A doente recebeu o sagrado Corpo em presença da Santíssima Virgem. De quantas consolações deve se ter sentido inundada, e, certamente, deve ter reconhecido, nesta graça, a recompensa de sua confiança em solicitar a Maria o seu tão caro Jesus, que Ela jamais recusa a quem lh'O pede.
(Rossignoli).

PRÁTICA — Acompanhar em união com Maria o Santíssimo Sacramento quando O levam aos doentes.

JACULATÓRIA — Oh! Rainha de Bondade, nós vos contemplamos ao lado do Rei dos reis, Jesus Eucaristia!


~ * ~ * ~ * ~

Oração Final

Ó Virgem Imaculada, Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, que durante os anos que vivestes depois da Ascensão, fostes modelo perfeito de serviço à Divina Eucaristia: Vós que passáveis diante de Jesus Sacramentado os dias e as noites, consolando-vos assim no exílio, ensinai-nos a avaliar o tesouro que possuímos no Altar e inspirai-nos visitar frequentemente o SSmo. Sacramento no qual Jesus fica conosco para dirigir-nos, consolar-nos, proteger-nos e receber em troca as homenagens que Lhe são devidas por tantos títulos.
Ó Mãe cheia de bondade e Modelo admirável dos adoradores da Eucaristia, já que sois a Medianeira das graças do Altíssimo, concedei-nos como fruto deste piedoso exercício, as virtudes que, tornando-nos menos indignos do serviço de vosso Divino Filho, obter-nos-ão a vida eterna.  Assim seja.
Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, rogai por Nós.


__________

Excertos do livro: Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento extraídas dos escritos do Bem-Aventurado(*) Pedro Julião Eymard, o fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento, 1946
(*) Sua canonização se deu em dezembro de 1962