A Imaculada Conceição e a Comunhão
ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA TODOS OS DIAS
V). Vinde, ó Espírito Santo, Enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
V). Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado.
R). E renovareis a face da terra.
Oremos — Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos por esse mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e fazei com que Ele nos encha sempre de suas divinas graças, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
R). Amen.
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I. A Imaculada Conceição de Maria foi predita desde o
paraíso terrestre. A Santíssima Virgem é aquela mulher privilegiada que com o
seu calcanhar esmagou a cabeça da serpente infernal. Deus, criando Maria
Imaculada, alcançou a maior vitória sobre o demônio, restabeleceu o Seu império
sobre a terra e assumiu, na sua criação, o seu papel de senhor absoluto. Foi
acima de tudo para a Sua glória que Ele preservou Maria da culpa original,
porque, em todas as suas obras, Deus considera, em primeiro lugar, os interesses
desta mesma glória.
A criatura pela culpa e mancha de seu nascimento não
podia ser inteiramente possessão de Deus; Satanás se apoderava da alma logo ao
ser criada. Deus criava e Satanás se apossava da obra de Deus. A glória de Deus
era humilhada em suas criaturas, e quando o Senhor expulsou Adão e Eva do
paraíso terrestre, Satanás triunfou de Deus; foi esta a sua vitória.
Eis que aparece Maria; Deus A protege e preserva por
um privilégio todo particular; Ela passa pela concepção natural como todos os
homens descendentes de Adão, porém Deus, para sua honra, quer conservá-lA pura.
Eva, a primeira mãe, foi manchada; Maria, a verdadeira mãe dos vivos, será
imaculada. Deus A encobre com sua sombra; Ela é seu jardim fechado, sua fonte
selada; somente o Rei há de beber de suas águas. Satanás não ousará se
aproximar de Maria; ela nasce entre os braços do amor de Deus: "Dominus possedit me in initio viarum
suarum" (Prov. VIII, 22); é a verdadeira filha de Deus: Primogenita ante omnem creaturam.
(Eccli. XXIV, 5.) O Verbo não devia se envergonhar de sua Mãe. Por isso, dotou-A
com a plenitude de seus dons, de tal modo que, em Maria, Deus contemplava sua
honra e sua glória!
As três pessoas da Santíssima Trindade concorreram para a Imaculada
Conceição da Virgem, como exigia a glória de Deus. Quando Satanás precede a Deus,
é vencedor; quem nasce escravo, por mais que se reabilite, conserva sempre
alguma coisa de sua ignomínia. E, desta maneira, foi restabelecida a glória de Deus
na humanidade; a imagem de Deus foi restaurada e reconstituída; o Senhor poderá
descer e habitar em Maria sem receio; Ela é um tabernáculo mais puro do que o
sol, e, por sua pureza é o paraíso de Deus que, com Ela, renovará o mundo. Vede
o que nos deu a Imaculada Conceição; em primeiro lugar, Jesus Cristo, este belo
sol de justiça de que é a aurora; em seguida, os santos, astros refulgentes do
firmamento da Igreja, pois que foram todos formados por Maria; tudo nos vem
deste paraíso do Senhor. A Imaculada
Conceição é o gérmen de todas as graças que nos têm sido concedidas; semelhante à nuvenzinha que o profeta Elias avistou, é, em si mesma, apenas um ponto, que vai então se estendendo, se dilatando, e suas divinas influências atingem a terra inteira.
Conceição é o gérmen de todas as graças que nos têm sido concedidas; semelhante à nuvenzinha que o profeta Elias avistou, é, em si mesma, apenas um ponto, que vai então se estendendo, se dilatando, e suas divinas influências atingem a terra inteira.
II. Devemos nós, adoradores, considerar outra coisa ainda no mistério da
Imaculada Conceição. Se Deus preserva Maria deste modo, é porque deseja habitar
n’EIa, o quer encontrar um santuário puro e perfeito. O Pai Celeste e o
Espírito Santo purificam Maria unicamente para fazerem d'Ela o digno tabernáculo
do Verbo de Deus, um novo céu; afim de
receber em si o Verbo Divino era indispensável que Maria não tivesse mancha. A Imaculada Conceição, portanto, é a preparação para a Comunhão. Oh! com que prazer o Verbo contemplava esta morada, cujos adornos eram feitos por Ele mesmo, e à qual se precipitou em passos de gigante. Exultavit ut gigans. (Ps. XVIII. 6.)
receber em si o Verbo Divino era indispensável que Maria não tivesse mancha. A Imaculada Conceição, portanto, é a preparação para a Comunhão. Oh! com que prazer o Verbo contemplava esta morada, cujos adornos eram feitos por Ele mesmo, e à qual se precipitou em passos de gigante. Exultavit ut gigans. (Ps. XVIII. 6.)
Seria preciso que para a Santa Comunhão Jesus fizesse outro tanto em
relação a nós, é que suspirasse pelo momento em que O fizéssemos sair do seu
Tabernáculo e descesse às nossas almas com o mesmo prazer, como fez para com
Maria. Assim sucederá se formos puros. Jesus espera de nós esta preparação de pureza,
e é isso unicamente o que nos pede. Uma grande pureza, para a Comunhão, eis o
fruto que devemos retirar da Conceição Imaculada de Maria; sem a pureza, de
nada nos valeriam as demais virtudes. Nosso Senhor sentiria repugnância em
descer ao nosso coração, que ser-lhe-ia como uma prisão: "Ah! deveria Ele
dizer ao Sacerdote, seu ministro, onde me levas? a um coração que não me
pertence, que está ocupado por meu inimigo! Deixa-me, deixa-me, no meu Tabernáculo!"
Ó Maria, emprestai-nos vosso manto de pureza, revesti-nos da candura e do
esplendor de vossa Imaculada Conceição, pois compete à mãe adornar seu filho
para os dias solenes. Revestido por vós, ó Maria, serei bem acolhido por Jesus,
que virá a mim com prazer, e, vendo-vos em mim, fará suas delícias em habitar
no meu coração.
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Maria pede que
se prestem honras ao Santíssimo Sacramento
Em um mosteiro de Beneditinas, em Florença, no mês de dezembro de 1230, uma
gota de vinho consagrado, deixada no cálice por um venerando Sacerdote, cuja
vista estava enfraquecida pela idade avançada, foi subitamente, no momento das
abluções, transformada em vermelho sangue. Três dias depois, registrava-se um
outro milagre: esta gota de vinho consagrado transformada em sangue, e que fora
guardada com a ablução em uma ampola de cristal, tomou o aspecto de carne
humana e ficou suspensa dentro desse receptáculo, sem tocar as superfícies
internas do cristal; ao mesmo tempo, o vinho não consagrado, que servira às
abluções e enchia quase a metade da ampola, tomou uma cor rósea e se evaporou instantaneamente,
sem deixar vestígio de humildade.
Foi para esta Santa Espécie miraculosa que, por duas
vezes, o céu pediu homenagens. Em primeiro lugar, ao próprio Bispo de Florença.
Durante o sono, certa vez, uma voz estranha lhe murmurou por três vezes:
"Ó Bispo, me recebeste nu, e nu me fizeste voltar!" exprobrando-lhe
assim a dureza e irreverência para com a santa relíquia de que por um momento
tinha sido possuidor, e que devolvera ao mosteiro, que a reclamava, sem lhe
prestar as devidas honras. Em reparação de sua falta, o referido Bispo mandou fazer
um magnífico tabernáculo de marfim, ornado de lâminas de ouro e revestido de
púrpura, para servir de morada ao Corpo do Salvador.
Um outro apelo do céu se fez ouvir, pedindo novas homenagens
para o milagroso Sacramento. A Santíssima Virgem, que, hoje em dia, tal como
outrora para com o presépio de seu Divino Filho em Belém, vela o seu berço
eucarístico, apareceu em sonho a uma jovem do mosteiro, em que se dera o
milagre, e pediu: "Vai dizer ã Irmã Margarida (sacristã do mosteiro e mais
tarde Abadessa de Ripoli) que bem perto desta Igreja se encontra sem abrigo o
objeto sagrado da Omnipotência de meu Filho". Ildebandesca, como se
chamava a moça, obedeceu à Virgem desempenhando logo de manhã a sua missão.
Irmã Margarida, esclarecida pelo céu, compreendeu o misterioso aviso; um rico
cibório foi encomendado a artistas de renome e o Bispo veio colocar nele,
solenemente, a Santa Espécie milagrosa. (Os Milagres históricos do Santíssimo Sacramento,
pelo Padre Eugênio Couet).
PRÁTICA — Preparar-se à Santa Comunhão com grande desvelo e em união a
Maria.
JACULATÓRIA — O seio puríssimo de Maria é para Jesus Sacramentado uma habitação
mais querida do que todos os Tabernáculos de Jacob.
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Oração Final
Ó Virgem Imaculada, Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, que durante os anos que vivestes depois da Ascensão, fostes modelo perfeito de serviço à Divina Eucaristia: Vós que passáveis diante de Jesus Sacramentado os dias e as noites, consolando-vos assim no exílio, ensinai-nos a avaliar o tesouro que possuímos no Altar e inspirai-nos visitar frequentemente o SSmo. Sacramento no qual Jesus fica conosco para dirigir-nos, consolar-nos, proteger-nos e receber em troca as homenagens que Lhe são devidas por tantos títulos.
Ó Mãe cheia de bondade e Modelo admirável dos adoradores da Eucaristia, já que sois a Medianeira das graças do Altíssimo, concedei-nos como fruto deste piedoso exercício, as virtudes que, tornando-nos menos indignos do serviço de vosso Divino Filho, obter-nos-ão a vida eterna. Assim seja.
Nossa Senhora do SSmo. Sacramento, rogai por Nós.
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Excertos do livro: Mês de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento extraídas dos escritos do Bem-Aventurado(*) Pedro Julião Eymard, o fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento, 1946
(*) Sua canonização se deu em dezembro de 1962
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